Criado pelo decreto estadual N° 43.903/2012, o Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro recebe recursos oriundos da isenção do imposto ICMS, cobrado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, sobre a conta de energia elétrica do campus da Cidade Universitária – UFRJ. Essa receita é revertida para projetos de melhoria da mobilidade e uso de energia – eficientização e geração a partir de fontes alternativas.

Os projetos são gerenciados pelo escritório de projetos do Fundo Verde e pela Fundação de Apoio da UFRJ- COPPETEC e contam com o apoio de diversos setores da universidade para sua implementação. Todos os gastos são submetidos à aprovação de um conselho formado por representantes da iniciativa pública e privada, da universidade e profissionais de notório saber nas áreas de atuação do Fundo.

O Fundo Verde – UFRJ já financiou mais de 80 bolsas (técnicos administrativos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação), em diversos projetos, principalmente na área de energia e mobilidade.  Por meio das bolsas, o Fundo engloba o conceito social da sustentabilidade nas suas ações, promovendo o treinamento e estímulo à pesquisa para servidores e capacitando os alunos ao pensamento sustentável e eficiente para quando forem ao mercado de trabalho.


Investimentos realizados pelo projeto até 2022

*Incluem a contratação de serviços de TI, informática e comunicação
  **Projetos de redução no consumo de água, monitoramento de GEE, Reformas civis e Capacitação de servidores

Escritório de projetos

Responsáveis pelo acompanhamento dos projetos, através do auxílio na redação de termos de referência, acompanhamento de processos licitatórios, organização de reuniões, contratação de bolsistas e desenvolvimento de material de divulgação. A equipe se encontra no Centro de Tecnologia, sendo composta por:

Coordenadora executiva

Profª Suzana Kahn Ribeiro (professora titular PET/COPPE)

Secretaria executiva

Monique Menezes (Coppetec)

Analista administrativo

Bruno Allevato (Coppetec)


Conselho do Fundo Verde

O Conselho do Fundo Verde tem a competência de analisar, aprovar, acompanhar e auditar os projetos propostos pela Fundação COPPETEC.