Criado pelo decreto estadual N° 43.903/2012, o Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro recebe recursos oriundos da isenção do imposto ICMS, cobrado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, sobre a conta de energia elétrica do campus da Cidade Universitária – UFRJ. Essa receita é revertida para projetos de melhoria da mobilidade e uso de energia – eficientização e geração a partir de fontes alternativas.
Os projetos são gerenciados pelo escritório de projetos do Fundo Verde e pela Fundação de Apoio da UFRJ- COPPETEC e contam com o apoio de diversos setores da universidade para sua implementação. Todos os gastos são submetidos à aprovação de um conselho formado por representantes da iniciativa pública e privada, da universidade e profissionais de notório saber nas áreas de atuação do Fundo.
O Fundo Verde – UFRJ já financiou mais de 80 bolsas (técnicos administrativos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação), em diversos projetos, principalmente na área de energia e mobilidade. Por meio das bolsas, o Fundo engloba o conceito social da sustentabilidade nas suas ações, promovendo o treinamento e estímulo à pesquisa para servidores e capacitando os alunos ao pensamento sustentável e eficiente para quando forem ao mercado de trabalho.
Investimentos realizados pelo projeto até 2022
Escritório de projetos
Responsáveis pelo acompanhamento dos projetos, através do auxílio na redação de termos de referência, acompanhamento de processos licitatórios, organização de reuniões, contratação de bolsistas e desenvolvimento de material de divulgação. A equipe se encontra no Centro de Tecnologia, sendo composta por:
Coordenadora executiva
Profª Suzana Kahn Ribeiro (professora titular PET/COPPE)
Secretaria executiva
Monique Menezes (Coppetec)
Analista administrativo
Bruno Allevato (Coppetec)
Conselho do Fundo Verde
O Conselho do Fundo Verde tem a competência de analisar, aprovar, acompanhar e auditar os projetos propostos pela Fundação COPPETEC.