Além das ações diretas nas áreas de mobilidade e energia, o Fundo Verde desenvolveu estudos nessas áreas. Os estudos serviram para prospecção e desenvolvimento de novos projetos, além de buscar entender o consumo de energia no campus e os deslocamentos dentro e para a Cidade Universitária. Entre os relatórios produzidos, pode-se destacar:
- Monitoramento do consumo de recursos naturais no campus.
- Relatório de consumo de energia de diferentes centros do campus.
- Potencial Fotovoltaico na Ilha do Fundão.
- Estudo sobre migração da UFRJ para o Mercado Livre de Energia.
- Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para implantação de transporte aquaviário e VLT no Campus Cidade Universitária.
Concurso Soluções Sustentáveis
O concurso teve como objetivo estimular ideias inovadoras e de baixo custo, voltadas para campi universitários e cidades de médio porte. O concurso foi dividido em três categorias distintas (Água, Energia e Mobilidade), e premiou, em cada área, a melhor proposta de projeto inovador, de baixo custo, com potencial de replicabilidade, alinhada ao Plano Diretor da UFRJ (Plano Diretor UFRJ 2020). O concurso contou com a participação de estudantes, pesquisadores e funcionários da UFRJ. As propostas foram julgadas por uma comissão de especialistas formada por membros do Conselho do Fundo Verde da UFRJ, do Conselho do Plano Diretor da UFRJ e do Conselho do Parque Tecnológico da UFRJ.
No total, foram 26 projetos inscritos, com quatro vencedores – por conta de um empate na votação, dois projetos da categoria água foram considerados vencedores -, em projetos que abordaram temáticas como: carona solidária, eficiência energética no CT; eficiência no consumo de água e tratamento de esgoto sanitário. Além dos resultados positivos diretamente ligados à adesão ao concurso, foi verificado também um benefício relacionado à divulgação do Fundo Verde – UFRJ, não só no corpo social da UFRJ, como na comunidade externa, que gerou notícias e reportagens sobre o concurso.