Com o objetivo de criar mecanismos de suporte à mobilidade para a universidade, o Fundo Verde financiou diferentes iniciativas neste setor, que trazem soluções para a mobilidade interna e externa ao campus. Alguns projetos em destaque:


Integra UFRJ

Teve sua primeira fase entre 2017 e 2020, com 60 bicicletas e oito estações. Durante esse período, o projeto possibilitou quase 90 mil viagens. Em 2022, o Fundo está apoiando a implementação do novo sistema de compartilhamento de bicicletas, que deve ser implementado no segundo semestre.

Caronaê

Projeto desenvolvido por alunos e selecionado por meio do Concurso “Soluções Sustentáveis Fundo Verde – UFRJ 2014”, o Caronaê iniciou suas atividades em 2015. Consiste em um aplicativo no qual os discentes da UFRJ podiam se cadastrar e encontrar outros alunos que moravam na mesma região, facilitando a formação de grupos de caronas. Entre 2016 e 2018 o aplicativo teve 12 mil cadastros e possibilitou 6 mil caronas.

O projeto possui 10 pontos de caronas espalhados pelo campus. O sistema de transporte solidário possibilita uma melhor racionalização na utilização do transporte rodoviário individual, bem como, uma possível redução do número de veículos que se destinam à Cidade Universitária.

VAM – Veículos de Apoio a Mobilidade

O projeto contou com uma Van e duas Jardineiras (carros elétricos no modelo da imagem a seguir) e tinha como principal ação facilitar o acesso do corpo social da UFRJ ao Parque tecnológico. Em 2016, ano principal de operação, transportou 10 mil pessoas.