Renaturalizar significa voltar ao natural, em outras palavras, em se tratando de recursos hídricos, a renaturalização nada mais é do que a volta às características naturais do rio, com intervenções que visam promover um aspecto natural que favorece tanto a harmonia paisagística quanto a flora e a fauna do corpo d´água. A renaturalização procura estabelecer um equilíbrio entre os limites e peculiaridades de um ambiente urbanizado e um ambiente mais natural. Também visa a preservação ou recuperação das áreas naturais de recarga e inundação.

Durante muito tempo, a estratégia da engenharia fluvial e hidráulica esteve orientada no sentido de retificar o leito dos rios e córregos, para que suas vazões fossem dirigidas para jusante pelo caminho mais curto e com a maior velocidade de escoamento possível. Os objetivos principais visavam ganhar novas terras para a agricultura, novas áreas para a urbanização e minimizar os efeitos locais das cheias

A realização de obras com base naquela concepção teve consequências não consideradas ou avaliadas como sendo negligenciáveis no planejamento: a variedade de biota foi reduzida de uma maneira alarmante e as cheias hoje causam prejuízos cada vez maiores.

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Essa alternativa usa energia solar e reduz a poluição causada por pneus e plásticos usados, além de melhorar a mobilidade urbana.

Em todo o mundo, viajar de trem é uma forma de transporte altamente vantajosa e popular também, principalmente pelo seu custo. Na melhor das hipóteses, você pegar o trem para ir ao trabalho, viajar, passear e outras atividades. Ainda mais na Europa.

Na Itália por exemplo, uma empresa procura desenvolver uma versão mais sustentável de uma infraestrutura crucial para o bom funcionamento das ferrovias do país.

Greenrail, com sede em Milão, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de trilhos com “matérias-primas secundárias”.

“Os trilhos da Greenrail são trilhos de ferrovia que têm as mesmas características mecânicas que os trilhos de concreto armado tradicionais, o que representa o padrão no mercado atual”, disse à CNBC Giovanni De Lisi, CEO da empresa.

O diferencial é que De Lisi teve a brilhante ideia de cobrir os trilhos com uma mistura de plástico e borracha de pneus velhos que foram reciclados para levar o sistema ferroviário a um futuro mais sustentável.

 

“Eles são feitos principalmente de plástico reciclado: plástico urbano e pneus velhos reciclados”, acrescentou De Lisi.

Como resultado, o custo de manutenção caiu em 50% e sem contar que os novos trilhos possuem uma durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais do que os tradicionais, que geralmente têm uma vida útil de 40 anos. Para cada quilômetro de pista, esses novos trilhos reutilizam até 35 toneladas de pneus altamente poluentes e geralmente difíceis de reciclar.

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Você pode levar garrafas e latas, elas possuem valores diferentes. Uma lata equivale a 15 pontos e uma garrafa a 10 pontos. Quando você atinge 100 pontos você troca por 35 centavos em créditos no bilhete único, que vai para sua carteira eletrônica, sendo computadas automaticamente após ser depositado o resíduo.

Caso tenha interesse em participar basta se cadastrar no site da Retorna Machine ou baixar o aplicativo. Quando terminar o cadastro basta localizar as máquinas mais próximas de você e começar a acumular seus pontos. Confira o vídeo logo abaixo das imagens: