Sistema de Monitoramento

Status: Finalizado 

 O projeto possibilitará: 

  • Modelagem de aspectos como: energia, água, mobilidade, etc;
  • Construção de uma base georreferenciada com vias, ciclovias, estacionamento, edificações institucionais e não institucionais da Cidade Universitária;
  • Definição e acompanhamento de indicadores de sustentabilidade para os projetos.

Um sistema de monitoramento com indicadores foi desenvolvido para acompanhar a performance do processo de sustentabilidade da UFRJ.

Assim, um banco de dados relacional associado a uma base de dados geográficos foi estruturada, com tecnologia de geoprocessamento ArcGis, de modo a permitir a importação de registros fotográficos, a integração com shape files para o processamento, armazenamento e visualização de dados georeferenciados na web, com acesso à base de imagens de alta resolução e dados de consumo de água, energia, mobilidade, controle de resíduos e edificações.

O banco de dados é gerenciado por um sistema PostgreSQL com uma extensão PostGIS, que permite a comunicação entre todos os dados coletados, além da possibilidade de análise e consultas espaciais, uma vez que suporta feições geométricas em suas tabelas.

Estão disponíveis duas formas de visualização neste banco de dados: a visualização dos dados via webmapping e via o software Tableau. A visualização dos dados especializados por meio de mapas online é proveniente de uma parceria com o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e permite que um maior número de usuários tenha acesso aos dados, de forma hábil e atraente. O Tableau, por sua vez, permite a manipulação e visualização dos dados por meio de gráficos e relatórios, sem a necessidade do conhecimento de detalhes técnicos.

Os principais dados coletados e armazenados regularmente estão relacionados aos indicadores de sustentabilidade, inicialmente definidos, tais como: quantidade de resíduos sólidos produzidos, demanda e consumo de energia, consumo de água e mobilidade (consumo de combustível da frota cativa, tempo de viagem dos ônibus internos, número de veículos que entram e saem da Cidade Universitária).

banco inteligentefig2

  

parceiros pref