gotanofundo
MOBILIDADE

Transporte solidário: Caronaê

Status: Em andamento

 Destaque

  • Proporcionar uma maior segurança para motoristas e caronas;
  • Integração dos diferentes grupos de carona já existentes na UFRJ;
  • De 701 pessoas entrevistadas, 53% já pegam ou oferecem carona e 81% confiariam em um aplicativo de carona estritamente destinado à comunidade UFRJ.

Vencedor do concurso "Soluções Sustentáveis Fundo Verde - UFRJ 2014", o projeto "Transporte Solidário: CARONAÊ"  tem realizado o trabalho de unificar e atender a atual demanda por caronas na Cidade Universitária. Atualmente, cerca de 7.000 alunos participam de algum tipo de sistema que auxilia na obtenção de caronas, seja por redes sociais, ou por grupos mobile de conversa, como o aplicativo WhatsApp. O projeto foi criado pensando nesta necessidade e tem o intuito de gerenciar as demandas e as ofertas de carona num sistema via aplicativo.

A unificação dos já existentes sistemas espontâneos proporciona mais agilidade e segurança na obtenção de caronas. O novo sistema tem como base um aplicativo para celular (que você pode conferir aqui), com pontos físicos de carona, e uma campanha de comunicação para estimular a mudança cultural dos usuários de transporte.

O projeto possui de 10 pontos de caronas espalhados pelos principais centros da Cidade Universitária. O sistema de transporte solidário possibilita uma melhor racionalização na utilização do transporte rodoviário individual, bem como, uma possível redução do número de veículos que se destinam à Cidade Universitária.

Gostou do aplicativo? Saiba mais sobre o projeto clicando abaixo
logo caronae
fig caronae