gotanofundo
EVTE

Potencial de geração fotovoltaica nas edificações da Cidade Universitária

Status: Finalizado

 Destaque:

  • O projeto identificou o potencial de aumento da capacidade de geração de energia fotovoltaica na Cidade Universitária com base nas áreas de telhado disponíveis no campus;
  • Considerando as áreas adequadas e pouco adequadas da ilha do Fundão (prédios institucionais e não institucionais) seria possível gerar aproximadamente 50% a mais do que a UFRJ consome atualmente.

O objetivo deste projeto, fruto de uma parceria entre o Fundo Verde - UFRJ e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), é identificar oportunidades de redução de consumo de energia elétrica, com a análise do potencial de instalação de sistemas fotovoltaicos nos diferentes edifícios da Cidade Universitária. Os resultados gerados no estudo irão subsidiar a tomada de decisão para a implantação de sistemas fotovoltaicos, a partir da viabilidade técnica e econômica para o uso desta tecnologia e a identificação dos edifícios mais apropriados. A avaliação levou em conta somente a área de telhado e fator de incidência solar nos prédios, não levanto em conta critérios estruturais desses edifícios. Como primeiro resultado deste estudo, já está em fase adiantada o processo de licitação para instalar um sistema fotovoltaico no IPPMG, como pode ser constatado aqui. Neste caso, mesmo apresentando potencial gerados pouco adequado, como pode se ver na figura, as condições estruturais do prédio viabilizaram a aprovação do projeto.

figura7 legenda
 
parceiro coop alema e giz