gotanofundo
EVTE

Ligação aquaviária ou Veículo Leve sobre Trilho (VLT) Cidade Universitária - Centro do Rio de Janeiro

Status: Finalizado

 Destaque:

  • O estudo evidenciou uma melhor viabilidade técnica e econômica do VLT em relação ao transporte aquaviário;
  • Por meio da pesquisa “origem/destino”, determinou os principais meios de transporte para a Cidade Universitária, por centros acadêmicos e entre o corpo social do campus.

Com o objetivo de melhorar o deslocamento dos usuários para Ilha do Fundão, e considerando o aumento do fluxo de pessoas para o campus (53 mil em 2008 e com previsão de 109 mil em 2020, segundo o Plano Diretor UFRJ - 2020), o Fundo Verde e o Programa de Engenharia de Transportes realizaram um estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) para implantação de uma linha de veículo leve sobre trilhos (VLT) para o trajeto Ilha do Fundão – Porto Maravilha, e para uma linha de transporte aquaviário ligando também o centro e a zona sul da cidade do Rio de Janeiro à Ilha do Fundão.

A metodologia de análise da viabilidade técnica e econômica envolveu a identificação dos valores de taxa interna de retorno (TIR), tempo de retorno do investimento (payback) e relação benefício/custo (B/C) em função dos parâmetros de avaliação escolhidos e dos benefícios econômicos e socioambientais para um determinado valor de tarifa a ser praticado, de modo a atender ao nível de serviço especificado. A pesquisa também desenvolveu um relatório "origem/destino" para entender de onde e como chegam os alunos, professores e funcionários da cidade universitária da UFRJ.

Os resultados podem ser acessados aqui, e apontaram uma viabilidade técnica e econômica maior para a implantação do transporte ferroviário, em comparação com o transporte aquaviário. Como resultado adicional, o estudo de "sobe desce", também desenvolvido, tem sido utilizado como referência de diversos projetos do programa de mobilidade. 

figura4

 

figura5

 

parceiros pet