Instalação de um sistema fotovoltaico de 100 kWp a ser instalado na cobertura da edificação do Bloco M do CT / UFRJ, localizada na interseção da Av. Pedro Calmon com a Rua Muniz de Aragão, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. O sistema fotovoltaico a ser implantado será conectado à própria subestação do prédio (a qual será modernizada).

A área disponível para a integração do sistema fotovoltaico e o layout orientativo para o posicionamento dos módulos fotovoltaicos são mostrados nas Fig. 1 e Fig. 2, respectivamente.

implantacao sistema fotovoltaico bloco m 01

 

Figura 1. Área disponível para integração do sistema fotovoltaico, indicada pelo retângulo vermelho.

implantacao sistema fotovoltaico bloco m 02

Figura 2. Layout orientativo para posicionamento dos módulos fotovoltaicos.


O sistema fotovoltaico será dividido em quatro subsistemas utilizando quatro inversores de 27,6 kW de potência nominal de saída. Cada subsistema deverá ser conformado por 82 módulos (p-Si) de 320 Wp.
A fim de registrar os dados elétrico e ambientais, o sistema fotovoltaico contará com um Sistema de Aquisição e Análise de Dados (SAAD) conformado por um medidor de energia e qualidade da rede, dois piranômetros (sensor de irradiação solar), duas células de referência e sensores de temperatura ambiente e temperatura do módulo.
Além disso, o projeto prevê o comissionamento do sistema fotovoltaico, operação assistida por um período de doze meses e do treinamento e capacitação do pessoal da universidade que será responsável pela sua operação e manutenção.