gotanofundo
ENERGIA

Instalação de lâmpadas LED nas áreas comuns do CT

Status: Finalizado

 Destaque

  • Redução estimada de 15,8 MWh/mês (uma economia de aproximadamente R$ 6.378,72);
  • Contribuição para a eficientização no uso de energia e conformidade com o projeto de certificação pelo Selo PROCEL/INMETRO.

O objetivo principal deste projeto foi reduzir o consumo de energia elétrica no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, bem como reduzir os gastos com manutenção e com troca das lâmpadas, com base na maior eficiência das lâmpadas LED, quando comparadas às fluorescentes.

Durante a execução do projeto foi realizada a substituição das lâmpadas tubulares fluorescentes por lâmpadas LED em todas as áreas de acesso comum do CT como, por exemplo, banheiros, corredores, biblioteca central, e demais áreas de livre acesso. Essa substituição foi realizada de forma gradual, e foi executada pela própria equipe técnica do CT. A área total considerada no projeto corresponde a cerca de 18% da área total do edifício, o que representou uma substituição de 2600 lâmpadas tubulares fluorescentes.

Os resultados preliminares observados nesse projeto indicaram que foi obtida uma redução de aproximadamente 59% da potência instalada e dos gastos referentes à iluminação dessas áreas. E, portanto, os objetivos principais de redução de custo e de energia consumida foram atingidos.

Com relação ao tempo de retorno, estimou-se que ele seria de 15 meses, significativamente inferior à vida útil das lâmpadas LED, que é de 60 meses, tornando o projeto economicamente viável. Além disso, devido à maior eficiência das lâmpadas LED, houve significativa redução no acionamento da equipe de manutenção do CT, permitindo-a atender outras demandas do prédio
 

fig28
 
fig29