gotanofundo
ENERGIA

Estacionamento solar

Status: Em operação

 Destaque

  • O sistema irá gerar aproximadamente 138MWh/ano, o que equivale ao consumo médio aproximado de 70 residências* no Brasil;
  • Integrar a urbanização, na construção de cobertura dos estacionamentos, agregando a geração de energia através de fonte alternativa e renovável.

*Considerando uma média de consumo de 167KWh/mês, calculado pela Empresa de Pesquisa Energética, em dezembro de 2014.

Este projeto tem como objetivo implantar um sistema de geração descentralizada de energia renovável no estacionamento anexo ao Centro de Tecnologia (CT), com a conexão à rede da concessionária de energia elétrica - Light.

O sistema tem potência nominal de até 99 kWp, tendo como constituintes principais uma rede elétrica de baixa tensão para conexão à rede pública, sistema de proteção e monitoramento, conexões e interfaces de comunicação, etc. Com este projeto se pretende alcançar: a redução na conta de energia paga pela Universidade; a inserção de fonte de energia limpa na matriz energética; a modernização das instalações da UFRJ, principalmente no que se refere à energia e utilidades (uma vez que os painéis instalados também servirão de cobertura para o estacionamento).

O projeto contou com a assessoria técnica da GIZ em seu processo de preparação e acompanhamento das atividades. Como primeiro projeto contratado pelo Fundo Verde, este gerou lições aprendidas importantes para o aperfeiçoamento dos processos internos do Fundo Verde.

parceiro coop alema e giz
Figura 2. Sistema fotovoltaico do CT - UFRJ
 
0404 sistemaFotovoltaico v2 6
 
0404 sistemaFotovoltaico v2 11
 
0404 sistemaFotovoltaico v2 14
 
Clique abaixo para conferir o Desempenho do 1º Sistema Fotovoltaico Conectado à rede instalado na UFRJ