Instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas dos pontos de ônibus, da guarita de segurança e dos quiosques do Terminal da UFRJ e na cobertura do caminho que liga o Terminal da UFRJ ao Terminal BRT. Além disso, o projeto prevê também a instalação de um sistema de iluminação pública no Terminal da UFRJ, o qual deverá ser feito somente com lâmpadas de LED, com a troca e descarte das lâmpadas incandescentes já existentes.
Nos pontos de ônibus deverão existir pontos para recarga de bateria para celulares, bem como uma tela informativa contendo os horários atualizados das linhas de ônibus, ambos alimentados pelo sistema fotovoltaico da sua respectiva cobertura. A guarita de segurança deverá contar com um banco de baterias a fim de alimentar suas cargas básicas (lâmpada, carregador de celular e telefone).
A localização dos terminais a serem integrados, localização dos pontos de ônibus/quiosques/guarita de segurança, assim como o projeto conceitual para a instalação dos painéis fotovoltaicos, inversores e dos carregadores de celular, são mostrados nas Fig. 1, Fig. 2 e Fig. 3, respectivamente.

sistema solar estacao ufrj 01
Figura 1. Localização dos terminais a serem integrados.

sistema solar estacao ufrj 02

Figura 2. Localização dos pontos de ônibus/quiosques/guarita de segurança.

sistema solar estacao ufrj 03

Figura 3. Projeto conceitual para a instalação dos painéis fotovoltaicos, inversores e dos carregadores de celular.