Sistema de Informação

Status: Finalizado 

 O projeto possibilitará: 

  • Modelagem de aspectos como: energia, água, mobilidade, etc;
  • Construção de uma base georreferenciada com vias, ciclovias, estacionamento, edificações institucionais e não institucionais da Cidade Universitária;
  • Definição e acompanhamento de indicadores de sustentabilidade para os projetos.

O Sistema de Informação e Monitoramento do Fundo Verde compreende um banco de dados relacional¹ associado a uma base de dados geográficos estruturada com tecnologia de geoprocessamento utilizando o software ArcGIS, que permite a integração com shapefiles para processamento, armazenamento e visualização de dados georreferenciados na web.

O banco de dados é gerenciado por um sistema PostgreSQL utilizando o plugin PostGIS, que possibilita a comunicação entre todos os dados coletados, bem como, análises e consultas espaciais, uma vez que suporta feições geométricas em suas tabelas. A base de dados do Fundo Verde é alimentada por diferentes fontes organizadas em dois tipos de sistemas. O primeiro sistema compreende informações diretamente relacionadas aos dados de consumo que são obtidos com frequência regular: consumo de energia elétrica (LIGHT), produção de lixo, mobilidade interna, consumo de água (CEDAE), etc. A segunda fonte de dados são os sistemas satélites instalados pelo Fundo Verde, como o caso dos hidrômetros instalados no Centro de Tecnologia e do sistema fotovoltaico do estacionamento solar do LNDC/CT que fornecem dados contínuos.

A decisão de desenvolver um sistema de monitoramento com uma representação espacial foi baseada na capacidade deste tipo de análise em auxiliar a compreensão da área de estudo e contribuir com a tomada de decisão. Com este objetivo, o Fundo Verde formou uma parceria com o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) na qual este fornece diversas informações atualizadas do seu banco de dados, destacando-se as ortofotos (fotos corrigidas de todas as deformações presentes nas fotografias aéreas) e o Fundo Verde contribui com a atualização de dados referentes a área da Cidade Universitária.


¹Conceito abstrato que define maneiras de armazenar, manipular e recuperar dados estruturados unicamente na forma de tabelas. A linguagem padrão de banco de dados relacionais é a Structured Query Language, ou simplesmente SQL

Figura 1 figura 2



  

parceiros pref