The communications industry could use 20% of all the world’s electricity by 2025, hampering global attempts to meet climate change targets and straining grids as demand by power-hungry server farms storing digital data from billions of smartphones, tablets and internet-connected devices grows exponentially.

The industry has long argued that it can considerably reduce carbon emissions by increasing efficiency and reducing waste, but academics are challenging industry assumptions. A new paper, due to be published by US researchers later this month, will forecast that information and communications technology, or ICT, could create up to 3.5% of global emissions by 2020 – surpassing aviation and shipping – and up to 14% 2040 – around the same proportion as the US today.

Global computing power demand from internet-connected devices, high resolution video streaming, emails, surveillance cameras and a new generation of smart TVs is increasing 20% a year, consuming roughly 3-5% of the world’s electricity in 2015, says Swedish researcher Anders Andrae.

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 Coppe/UFRJ promove, dia 29 de novembro, o "Workshop MagLev-Cobra: Investimento, Interdisciplinaridade, Pesquisa & Desenvolvimento". O evento reunirá especialistas de várias áreas para discutir as perspectivas de desenvolvimento do projeto do trem de levitação magnética, desenvolvido na Coppe, um caso de sucesso de pesquisa e tecnologia da universidade pública brasileira.

Na abertura do evento, o professor Richard Stephan, fará uma apresentação do projeto desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicação de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a sua coordenação. Também serão discutidas as perspectivas financeiras para a implementação do Maglev-Cobra, o interesse da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a possibilidade de parcerias com investidores chineses.

Aberto ao público, o workshop será realizado, das 10 às 13 horas, no Auditório André Rebouças, bloco D, sala 220, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.  Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.

Apresentação  MagLev Cobra - Suzana Kahn

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O transporte urbano de cargas é a aposta da Volkswagen para o próximo ano. A marca prepara o lançamento do caminhão Delivery Express, que pode ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação do tipo B, a mesma exigida para guiar automóveis de passeio.

O veículo tem peso bruto total (a soma do caminhão com a capacidade de carga) de 3,5 toneladas, que é o limite legal para a categoria B.

A primeira aparição do Express ocorrerá nesta semana durante a Fenatran, feira internacional do transporte de cargas. As vendas começam em março de 2018, com preço previsto de R$ 118 mil.

Fonte: Folha de São Paulo