img 817x4602015 11 09 09 41 06 267573A primeira campanha portuguesa de crowdfunding na área de energia solar captou 29 investidores em nove dias. No total o projecto captou 50 mil euros.

A Parity concluiu a campanha de crowdfunding para a produção de energia solar entre 21 e 30 de Março. No total, foram 29 os investidores que apoiaram o projecto que visa a instalação de uma central fotovoltaica com 59 kW de potência na sede da New Vision, a empresa à qual o promotor do projecto arrendou o telhado para instalação desta central, de acordo com um comunicado enviado às redacções.

No total, a primeira campanha portuguesa de crowdfunding na área da energia solar recolheu 50 mil euros. O restante valor para a conclusão do projecto (avaliado em 67 mil euros) serão investidos pela empresa promotora: a portuguesa Our Power.

"Anualmente, os 221 painéis fotovoltaicos produzirão em média cerca de 93 MWh (o equivalente ao consumo de 30 famílias portuguesas) e evitarão a emissão de aproximadamente 46 toneladas de CO2 (o que equivale a cerca de 900 viagens de carro entre Porto e Lisboa) ", detalha a empresa.

Para Nuno Brito Jorge, fundador da Parity, "esta é mais uma prova de que as revoluções energética e de modelos de financiamento estão realmente a acontecer, pelo que estou certo de que este é apenas o primeiro de muitos projectos deste género a ser financiados na nossa plataforma".

Já Carlos Gonçalves, chairman da New Vision, acrescenta que "esta é uma excelente forma de qualquer empresa rentabilizar o seu telhado, tal como nós o fizemos, ao mesmo tempo que cumpre com a responsabilidade social de deixar um legado mais limpo às gerações futuras".

Fonte: Negócios

sustentabilidade griO Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (Sage) da Coppe/UFRJ promoverá, nos dias 26 e 27 de abril, uma nova turma do Treinamento Certificado em Relatórios de Sustentabilidade GRI – G4. Com carga horária de 16 horas, o curso é certificado pela Global Reporting Initiative (GRI) e será realizado das 8h30 às 17h30, no prédio do Sage, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 2, Cidade Universitária.

O treinamento tem por objetivo apresentar as Diretrizes G4 e preparar os participantes para coordenar o processo de elaboração de Relatórios de Sustentabilidade GRI. Tais relatórios têm como objetivo informar os impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades diárias de uma organização. É uma importante ferramenta de transparência, melhoria e redução de risco de uma empresa e, ao revelar sua atuação, mesmo expondo pontos críticos, a organização transmite segurança e credibilidade.

O programa do curso é divido em sete partes:

Parte I – Introdução ao relato de sustentabilidade e às Diretrizes G4
Parte II – Preparar: como planejar seu processo de relato
Parte III – Conectar: como engajar os stakeholders
Parte IV – Definir: como definir aspectos materiais e limites
Parte V – Monitorar: como construir seu relatório
Parte VI – Reportar: como verificar e comunicar
Parte VII – GRI support guide

O valor do treinamento é de R$ 2.400,00. Inscrições e informações podem ser obtidas em: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Tels: (21)3938-3541/3544. Contato: Soyla Argolo.

--
Carlos Ribeiro
Jornalista

Assessoria de Comunicação da COPPE/UFRJ
Telefones: (21) 3622-3406 / 3622-3408 / 3622-3467 / 3622-3506 / 97118-1765
Planeta Coppe Notícias:  coppe.ufrj.br
Twitter: @coppeufrj
Facebook: facebook.com/coppe
YouTube: /coppeufrj
Instagram: @coppeufrj

COPPE: 50 ANOS ANTECIPANDO O FUTURO

uberUber has a few interesting electric vehicle initiatives, like an all-electric fleet pilot project with 20 Nissan LEAFs in London and they deployed a fleet of Tesla Model S in Madrid, but now they are bringing their first EV program stateside.

The company will help drivers purchase or lease electric vehicles. They are starting the program in Portland, Oregon, but hopefully, they expand the program to other markets.

Not only it will bring more electric vehicles on the road directly through drivers, but they will also incentivize drivers to educate riders about EVs through an “EV Ambassador program”.

It’s especially important when you consider that the lack of awareness is surprisingly still the biggest problem for electric vehicle adoption.

Uber says that the Portland metro area already had a higher percentage of Uber drivers with electric vehicles (100 out of ~6,000), but they aim to “add hundreds more.”

 

 

Here are the key initial elements of the program:

  • The purchase and lease of electric vehicles by Xchange Leasing, which will help Uber driver-partners acquire new electric vehicles (EVs)
  • An EV Ambassador program that will provide incentives for Uber driver-partners driving electric vehicles to educate their riders about the benefits of EVs
  • Partnership with Cynergy E-Bikes, a small business in SE Portland, to make electric bikes available for rent or lease to Uber partners who deliver food for UberEATS
  • A summer marketing partnership with Arcimoto, a Eugene-based electric vehicle manufacturer
  • Opportunity to work with Portland General Electric (PGE) and other stakeholders to support optimal siting for EV charging infrastructure

They partnered with Drive Oregon, a non-profit organization promoting EVs, in order to build the program.

Uber describes the EV Ambassador program:

“Part of Uber’s new initiative will be opportunities for drivers to serve as EV Ambassadors, a role in which they will help educate riders about the environmental and economic benefits and feasibility of electric vehicles. Drivers interested in participating are invited to share their name and contact information on a new microsite. Drive Oregon will train EV Ambassadors on how to effectively communicate with riders about the benefits of electric vehicles. In the first four months of Uber’s London electric vehicle pilot, 60 EVs gave rides to more than 35,000 riders.”

They will tailor the program to Oregon, which offers a lot of EV incentive, and they will also promote local EV manufacturer Arcimoto. I had a chance to test their all-electric three-wheeler in Las Vegas earlier this year.

Overall, it looks like a force for good to promote EVs. Hopefully, they expand this to other markets soon.

From: Elektrek