00 NOTICIAS SITE MODELOA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das mais importantes do Brasil e tem como principal campus a Cidade Universitária na Ilha do Fundão, a qual inclui diversos centros de pesquisa, centros acadêmicos, entre outros.
Entre os principais centros destaca-se o Centro de Tecnologia (CT), o qual alberga diversas escolas, institutos e laboratórios. As instalações do CT, em sua maioria, datadas da década de 1970, necessitam de modernização, principalmente, no que se refere à energia, de grande importância para a segurança e funcionamento normal das atividades envolvidas no local.
Os anos posteriores à sua construção, a fim de incorporar novos espaços, institutos e laboratórios, houve no CT, uma modificação na sua infraestrutura elétrica original, porém, esta não se traduziu em modificações nas plantas originais da época, consequentemente, as plantas elétricas atuais do CT encontram-se completamente desatualizadas.
Por outro lado, um dos principais problemas do CT são suas elevadas despesas em energia elétrica, sendo o centro que mais consome energia na Cidade Universitária. No ano de 2015 este teve um consumo que representou, aproximadamente, 25% do consumo total da Cidade Universitária, que representou 30% do seu custo total, ocupando o primeiro lugar em consumo.
A UFRJ desenvolveu um Plano Diretor para a Cidade Universitária que contempla diversos projetos de melhoria e inovação nas áreas de energia, mobilidade e melhor uso dos recursos naturais.
Projeto planta CT 1Conforme citado no plano, uma das prioridade é a redução das despesas com energia elétrica, as quais representam atualmente 20% do valor total do orçamento de custeio da universidade. Desta forma, iniciativas que promovam o uso racional e eficiente deste recurso se enquadram como prioritárias.
Assim, a fim de implantar diversos programas de modernização, eficiência energética ou gerenciamento de recursos, que tenham por objetivo não só reduzir os custos em energia elétrica mas garantir a confiabilidade e segurança operacional no fornecimento de energia, é de fundamental importância o conhecimento e documentação da infraestrutura existente.
Nesse sentido, o Programa Fundo Verde, instrumento econômico implantado na universidade a fim de financiar projetos que visa o desenvolvimento sustentável da Cidade Universitária, está desenvolvendo o projeto denominado: Levantamento e registro do sistema elétrico do CT – UFRJ, sendo este o primeiro levantamento / atualização das informações referentes à sua infraestrutura e planta elétrica.
O objetivo deste projeto é elaborar um levantamento e registro do sistema elétrico do CT – UFRJ, entretanto, por se tratar de um sistema de grande porte e elevada complexidade, este projeto foi dividido em duas etapas. Nesta primeira etapa não devem ser atendidos todos os níveis, mas deve ser realizado o levantamento de todas as subestações até os primeiros quadros elétricos localizados às suas jusantes. Numa segunda etapa serão levantados e registrados o sistema elétrico entre estes quadros elétricos e os pontos de consumo.