bannerfundoverdenoticiaNo dia 31 de agosto de 2015 a COPPE e o Fundo Verde/UFRJ, em parceria com a Shell Brasil Petróleo Ltda. realizarão o Seminário “Laboratório Vivo de Mobilidade da Cidade Universitária: Alternativas de baixo carbono”.

O evento ocorrerá das 9:00 às 12:30 no auditório do Parque Tecnológico localizado na Rua Paulo Emídio Barbosa, 485, Cidade Universitária.

Para tratar do desafio de reduzir as emissões de dióxido de carbono e promover a mobilidade no Campus da UFRJ, o Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ com o apoio do Fundo Verde desenvolveu uma pesquisa inédita sobre o transporte e as emissões de dióxido de carbono da Cidade Universitária da UFRJ e as alternativas para redução de emissões, que será apresentado pelo Prof. Márcio D´Agosto.

Soluções voltadas para sistemas de compartilhamento de carros e o uso de tecnologia de informação com o intuito de reduzir emissões serão apresentadas, respectivamente, pela pesquisadora de pós-doutorado Elizabeth Lima do PET/COPPE/UFRJ e pelo Prof. Alexandre Evsukoff, do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ.

Ainda, palestras sobre transporte de baixo carbono serão apresentadas pelo Prof. Paulo Emílio, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da COPPE/UFRJ e pelo Prof. Richard Stefan, Coordenador do Laboratório de Aplicações de Supercondutores da COPPE/UFRJ. O primeiro irá falar sobre tecnologias relacionadas ao desenvolvimento do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio que possuem conexão à rede elétrica para recarga de baterias e o segundo sobre Trem de Levitação Magnética – MagLev.

O evento deverá contar com a participação de representantes da academia, poder público federal, municipal e estadual e da iniciativa privada, incluindo fornecedores de tecnologia, serviços de tecnologia de informação e de operação de transportes.

Para mais informações:

Escritório de Projetos do Fundo Verde

Telefone: 3733-4121

pdf icon Confira a agenda do Seminário: Laboratório Vivo de Mobilidade da Cidade Universitária: Alternativas de baixo carbono
Jordan Extra Fly