suecia mobilidade siteRio de Janeiro, Junho de 2015 - A Embaixada da Suécia, o Swedish Institute e o Munktell Science Park e o Fundo Verde da UFRJ buscam brasileiros inovadores e que tenham sugestões de como lidar com a mobilidade urbana. O Smart Living Challenge, desafio mundial organizado pelo Swedish Institute e seus parceiros, desembarca novamente no Brasil com o intuito de desenvolver um projeto que será aplicado na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, visando a sustentabilidade das cidades.

O Smart Living Challenge foi criado com o objetivo de incentivar discussões e desenvolvimento de projetos sob três grandes temas: Transporte (Move), Alimentação (Eat) e Moradia (Live). Em 2015, três países participam desse desafio: o Brasil focará no tema Transporte; a Sérvia desenvolverá o de Moradia; e a Zâmbia o de Alimentação.

A Cidade Universitária da UFRJ, no Rio de Janeiro, é a cidade escolhida para o projeto-piloto ligado ao tema ‘Move’. Com o mote “From ideas to making it happen” (De ideias para a realidade, em tradução livre) o desafio, se bem-sucedido em sua aplicação, pode vir a ser ampliado para o Rio de Janeiro ou para qualquer outro lugar do mundo. Além disso, o projeto será exibido durante a COP21, a ser realizada em Paris, França, no final do ano.

O intuito é reunir estudantes de graduação, professores do ensino superior e jovens profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, que tenham espírito inovador e ideias criativas, para trabalharem a questão da mobilidade sustentável dentro da UFRJ.

O evento de lançamento

O evento de anúncio dos seis escolhidos para realização do projeto ocorrerá no dia 09 de junho, terça-feira, às 10 horas, no Auditório do Parque Tecnológico da UFRJ, e será aberta ao público. A cerimônia contará com a presença do Embaixador da Suécia no Brasil, Sr. Per-Arne Hjelmborn, a coordenadora executiva do Fundo Verde da UFRJ, Professora Suzana Kahn;  e trará os vencedores do Smart Living Challenge 2014, projeto Bicicletaria Cultural, além do diretor da ONG Transporte Ativo, Eduardo Bernhardt, e Johanna Olsson da Hyper Island que promoverão uma discussão sobre mobilidade inteligente e sustentável e seus desafios.

Prestigie nosso evento com sua presença!

Para mais informações:

www.smartlivingchallenge.com