energia informativo

O Fundo Verde de desenvolvimento e energia para a cidade universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi instituído pelo Decreto No 43.903 de outubro de 2012 e tem por objetivo a elaboração de projetos de infraestrutura sustentável nos setores de geração e racionalização do uso de energia, água, resíduos e de mobilidade urbana. Seguindo esta ideia, a Cidade Universitária – UFRJ (5,2 km2) está sendo transformada em um modelo de cidade sustentável, através do uso do campus como um laboratório.

O Informativo

A ideia do Informativo Fundo Verde é apresentar os objetivos e metas das iniciativas sustentáveis nas diferentes áreas de projetos do Fundo Verde (Mobilidade, Água e Energia). Esta plataforma de divulgação constitui assim, uma forma de apresentar os resultados e a evolução de todas as iniciativas desenvolvidas pelo Fundo Verde, de forma específica a cada área de atuação.

Diante do cada vez mais complexo processo de tomada de decisões e partindo do pressuposto que não se pode gerenciar aquilo que não é medido, um dos primeiros passos do Fundo Verde na linha de Energia é conhecer as condições atuais de consumo de energia elétrica das instalações da Cidade Universitária da UFRJ na Ilha do Fundão, a fim de alcançar os seguintes objetivos:

(i) Elaborar uma Linha de Referência que possa servir para comparação dos resultados obtidos com ações futuras.

(ii) Estabelecer as reais necessidades energéticas.

Com isto, o Fundo Verde - Energia e seus parceiros pretendem implementar alguns programas de eficiência energética voltados ao uso racional de recursos e utilização de tecnologias mais eficientes conjuntamente com o uso de fontes renováveis de energia. Adicionalmente, terá início um sistema de controle de consumo de energia elétrica em cada subestação de forma a se iniciar a construção de uma rede inteligente de monitoração do consumo de energia elétrica. Este primeiro Informativo é o resultado das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2014 e resume a situação das mesmas.

Veja o informativo completo aqui: Informativo - Energia
Air Jordan XIII Slippers